top of page
Buscar

POR QUE TEMOS MEDO DE FALAR EM PUBLICO 3

                                                  


ree

 

     Esta série de 3 artigos sobre oratória na Gazeta foi para levantar o animo dos leitores que sofrem com o medo e nervosismo ao falar, aqueles que, mesmo sendo especialistas em seu ramo, sentem-se perdidos diante da plateia e em frente de uma câmera, e para aquelas pessoas que falam em público, mas sabem que lhes falta poder em suas palavras para influenciar e persuadir os seus ouvintes. Faltou também um passo a passo de como estruturar  mensagens.

     Tudo que fizemos está divinamente resumido por Eleanor Roosevelt: “Você ganha força, coragem e confiança a cada experiência em que você realmente para, a fim de encarar o medo. Você pode dizer a si mesmo: 'Passei por esse horror. Posso aguentar a próxima coisa que vier.' Você deve fazer o que pensa que não pode fazer.”

     Você pode desenvolver a autoconfiança para fazer todos os tipos de apresentações, tanto de forma presencial quanto por meio de vídeos, controlando os seus estados emocionais, se destacando positivamente em sua vida pessoal e profissional, a fim de alcançar o êxito.

     Não seja uma pessoa que perde oportunidades na vida porque tem medo de se expor diante dos outros. Seja o tipo de pessoa que faz as demais ficarem maravilhadas.

    A comunicação está envolvida basicamente em tudo o que fazemos em nossa vida todos os dias. Ela está imersa em nossos diálogos internos, nos pensamentos mais íntimos que geramos e em tudo o que expressamos através de nossas palavras de modo audível, de forma escrita e  também por meio de nosso corpo, de nossa linguagem corporal.

    Quando dominamos a comunicação, dominamos o nosso próprio corpo e mente, alcançando resultados extraordinários.

    Sou autor do livro “O Poder da Oratória”, onde exponho a importância da oratória. Gostaria que você pensasse nas pessoas famosas, celebridades, líderes religiosos, líderes políticos e sindicais, pessoas com grande poder e que fizeram a história da humanidade. De todas que você conseguiu se lembrar, eu posso apostar que a imensa maioria delas, senão todas, falam ou falavam em público com grande autoridade.   

   Quem está no poder, em qualquer lugar do planeta, fala em público, mas não fala em público porque está no poder. Chegou ao poder porque sabe falar em público. E poder aqui não se limite à política. Pode incluir os donos das maiores empresas do mundo, que empregam milhões de pessoas e que fazem parte do 1% da população mais rica da Terra. Como também os demais líderes que estão à frente de causas sociais, os que atuam na educação, os que são gestores de equipes em diversas organizações dos mais diferentes tamanhos e faturamentos, os líderes de comunidades e todos aqueles que buscam de algum modo fazer a diferença ao levar a sua mensagem para mais pessoas e conseguir, dessa maneira, conquistar os recursos que são necessários para alcançarem os seus sonhos e ajudarem mais pessoas nesse caminho.

            Quando você domina a arte de falar em público, você aumenta a sua autoconfiança e a sua autoestima, levando a se sentir mais feliz e realizado em sua vida.

           É um caminho longo e desafiador esse de aprimorar a oratória, só eu estou nessa há 54 anos, ensinando e aprendendo. Fique a gratidão pela manifestação explicita de vários simpatizantes do tema, ex alunos, leitores da Gazeta, que acompanharam a série. Até sempre!

 
 
 

Comentários


logo
bottom of page