top of page
Buscar

POR QUE TEMOS MEDO DE FALAR EM PUBLICO 1




ree

Ainda hoje, diante de todos os avanços tecnológicos, o medo e a dificuldade para falar em público domina a imensa maioria da população. Nesta semana, em reunião em plena Avenida Roberto Marinho, em São Paulo, assisti apresentação de um executivo da tecnologia que parecia querer entrar nos sofisticados equipamentos de apresentação, de tanto medo de falar em público.

Existe alguma solução definitiva para empreendedores, empresários, profissionais liberais, lideranças, estudantes e qualquer pessoa vencer o medo de falar em público? Sim, e vou esclarecer numa série de 3 artigos aqui na Gazeta. Qualquer pessoa pode aprender a fazer apresentações e vídeos inspiradores e inesquecíveis!


Mark Twain, humorista estadunidense autor do romance “The Adventures of Tom Sawyer”, dizia rindo que: “Só existem dois tipos de oradores no mundo: os que ficam nervosos e os que são mentirosos.”

Como você se sentiu na última vez em que te chamaram para fazer uma apresentação, realizar um seminário, conduzir uma reunião, entregar uma palavra em sua comunidade religiosa ou gravar um vídeo para participar de um processo seletivo em uma empresa?

Por acaso o nervosismo e a ansiedade dominaram a sua mente e atrapalharam o seu desempenho?

Muitos rejeitam as oportunidades para falar em público e perdem grandes chances de terem sucesso em suas vidas, pois não sabem o que fazer para se livrarem das sensações negativas.

Outros, ainda que não sintam medo para falar diante de uma plateia, ficam perdidos em como entregar a sua mensagem de maneira envolvente para o seu público.

Mesmo usando a Inteligência Artificial, que pretende ser melhor que nós um dia, a sociedade sente falta de bons comunicadores. E eu acredito que a razão de muita gente não ter as suas Soft Skills bem desenvolvidas é o medo de falar em público.

Por causa do medo, muitas pessoas deixam a comunicação de lado e até acreditam que não têm o dom de se expressar verbalmente bem. Assim, elas se voltam apenas para as habilidades técnicas e ficam devendo nessa parte comportamental.


Mais cedo ou mais tarde, elas terão que enfrentar esse medo. Não adianta fugir. Você, provavelmente, sabe muito bem disso. Quando o medo chega a um nível extremo, nós chamamos de glossofobia, que é também conhecido como fobia de palco, também ligada às fobias sociais, onde as pessoas têm receio de estar em meio a um grupo de pessoas. Em uma aglomeração então, nem pensar.

Muitos ricos e famosos que dão ares de arrogantes ao público, às vezes é por pura timidez e medo de se expor ou de ser criticados. Muitas vezes, só de pensarem a respeito, essas pessoas já começam a sofrer com ataques de ansiedade.


O que aconteceria se o seu chefe dissesse que você precisará fazer uma apresentação amanhã para os diretores da empresa sobre os resultados do seu setor? Ou como você se sente quando em sua comunidade religiosa a líder convide para entregar uma mensagem de fé daqui duas semanas? Sente um frio na barriga? Chega a tremer ou a suar frio?


Você vê imagens em sua mente das pessoas rindo de você? Ou se imagina esquecendo do que iria falar? Saiba que isso é bem normal, mesmo que não seja algo tão agradável assim. Suas causas estão lá na nossa ancestralidade, desde as cavernas. No texto 2 eu conto mais.

 
 
 

Comentários


logo
bottom of page